Como qualquer equipamento, os veículos necessitam de cuidados para prolongar a sua vida útil, e se esses cuidados forem seguidos a risca o seu veículo terá sempre a aparência de carro recém saído da concessionária. Conheça alguns cuidados que o ajudarão a proteger a lataria e a pintura do seu veículo.
Os carros zero quilômetro já saem de fábrica com uma proteção contra agentes nocivos ao metal que provocam a corrosão. Conservar a lataria contra os efeitos naturais provocados por poeira ou lama da estrada é uma tarefa relativamente fácil, que requer do motorista apenas alguns cuidados. Já no caso de batidas e vandalismo, a situação pode se tornar um pouco mais complicada, necessitando dos serviços de uma oficina especializada em lanternagem e pintura.
Pequenos amassados, riscos e batidas de portas ocasionadas em estacionamento, podem acontecer com frequência. O adiamento do conserto pode provocar prejuízos maiores do que os causados pela batida. Serviços de reparo e pequenos retoques são encontrados com frequência em oficinas especializadas em lanternagem.
Cuidados para conservar a lataria e pintura
Frio extremo
No caso de locais frios nunca se deve usar material pontiagudo para retirada de geada alojada na carenagem do veículo, o ideal é deixar que a mesma derreta sozinha. No para-brisa é recomendado o uso de água fria seguida de limpeza com o jornal (o uso de água quente pode rachar o vidro). É importante também verificar se as palhetas estão coladas por conta da geada antes de acionar o motor do limpador de para-brisas, para não danificar ambas as peças.
Carro muito tempo parado
Caso o seu carro fique estacionado por um período muito longo de tempo, o ideal é fazer o uso de uma capa protetora para proteger o veículo contra os efeitos naturais do Sol, poeira, vento, chuva e geada, isso ajudará na conservação da pintura.
Processo de lavagem
É recomendado lavar o veículo uma vez por semana ou de acordo com a intensidade de sujeira a qual ficou exposto. A limpeza deve ser feita na sombra para evitar que o contato dos raios solares com os agentes químicos usados na lavagem provoquem manchas na lataria.
Verificar incidência de partículas sólidas
Antes de começar o processo de lavagem verifique se há incidência de partículas sólidas que podem gerar arranhões em cima da carenagem do veículo, como grãos de areia. Opte sempre por usar a mangueira em baixa pressão.
Evite o uso de detergente de cozinha, querosene ou qualquer tipo de solvente. Para isso existem xampus próprios, e, para secar, utilize algodão prensado. A secagem deve ser muito bem feita para evitar manchas na pintura. Recomenda-se também que seja feito um polimento a cada seis meses.
Também é recomendável a aplicação de cera cristalizadora uma vez por mês com o auxilio de uma estopa. Após a aplicação da cera, dê o brilho com movimentos circulares. Ao abastecer tome cuidado para não deixar a gasolina respingar na lataria, caso ocorra efetue a limpeza imediatamente com um pano, pois isso certamente evitará que a lataria seja manchada.
Serviços de lanternagem e pintura no Rio de Janeiro
Na Dinamicar Pneus Jacarepaguá, você encontra tudo o que o seu veículo necessita para estar sempre funcionando bem. Nossa rede de lojas conta com uma equipe de profissionais especializados para lhe oferecer o melhor atendimento e superar as suas expectativas.