Pouca gente sabe que os pneus são uma parte muito importante na hora de manter o bom funcionamento do carro. Um pneu com defeito pode trazer diversos problemas mecânicos. Para fazer seu pneu durar mais, não basta você apenas ver quando ele está careca e trocá-lo, não é simplesmente isso. Um dos pontos chave da manutenção do pneu é a calibragem.
Para saber a calibragem correta do pneu é bastante simples, em praticamente todos os veículos esse número vem escrito no manual do proprietário, que fica localizado geralmente dentro do porta-luvas ou no batente da porta.
Vale lembrar, também, que a calibragem dita pela montadora não é a ideal para todas as situações. Por exemplo, se você quer uma economia de combustível, tente colocar um pouco mais de ar nos pneus, o mesmo vale para uma viagem na qual você vai sobrecarregar o carro com peso, nesse caso encha mais os pneus da parte de trás, que ficam embaixo da mala. Nunca ultrapasse a pressão máxima escrita na parede lateral do pneu.
Por que verificar?
Todo pneu deixa escapar um pouco de ar durante o tempo de uso. Por isso a aferição deve ser feita. Porém, se você está vendo que ele está perdendo a calibragem com muita rapidez, você tem um vazamento, aí provavelmente está na hora de trocar o pneu.
Consequências de manter o pneu fora das especificações
Baixa pressão
A baixa pressão é a falta de ar dentro do pneu. Assim você terá uma área de contato com o solo alterada e disforme, o que causa o desgaste irregular da banda dos ombros, reduz sua vida útil e aumenta o consumo de gasolina. Outras consequências da baixa pressão podem ser o superaquecimento e as separações e quebras de estruturas do pneu.
Alta pressão
O pneu com alta pressão é aquele que está com mais ar do que o máximo suportado por ele. Aqui também ocorre uma área de contato alterada, mas o que sofre aqui é o meio da banda de rodagem, também tendo sua vida útil diminuída. O maior problema, porém, está no fato de o pneu ficar mais suscetível a cortes e impactos, deixando o carro muito pior de se dirigir.
Nunca ache que uma pressão além da especificada vai conseguir suprir a sobrecarga, nesse caso o pneu fica ainda mais frágil, pois além de estar alterado ele está com uma sobrecarga.
Verificando a pressão
A verificação deve ser feita com os pneus ainda frios, ou seja, na parte da manhã e antes de serem utilizados. Os pneus aquecidos fazem com que o ar dentro deles se expanda e mostre números errados na verificação.
Tente não confiar nos aparelhos de postos de gasolina ou compressores, eles geralmente estão imprecisos. Utilize um calibrador de pneus para verificar a se a pressão está correta, e,goo nunca, em hipótese alguma, confie no seu olho para medir se o pneu está correto. As paredes laterais dos pneus tendem a ceder um pouco, então se você esperar até ver que o pneu esteja “esticado” estará colocando muita pressão nele.
Se continuar com dúvidas ou achar que está na hora da troca de pneus ou de uma revisão veicular, venha para a Dinamicar Pneus Rj.