Como a bateria do carro pode descarregar mais rápido no inverno?

Imagem detalhe de bateria de carro no inverno | Cuidados com a bateria no inverno

Com a chegada do tempo mais frio, os motoristas devem redobrar os cuidados com a bateria do carro no inverno. Afinal de contas, com as temperaturas mais baixas, a bateria tem uma maior propensão a “arriar”, como é popularmente dito pelos condutores para quando o nível desce para zero, ou seja, ela se descarrega completamente. Neste texto, te explicaremos por que isso acontece. Mesmo no inverno do Rio de Janeiro, que não é tão rigoroso quanto os demais, é importante ter bastante atenção com isso.

Infelizmente, é muito comum que os motoristas não deem a devida atenção para o funcionamento da bateria, que tem a função de dar a partida no veículo, alimentar o sistema elétrico, proporcionar energia para a iluminação externa e manter os sistemas eletrônicos ativos mesmo com o carro desligado. Tamanha importância, porém, muitas vezes só é percebida quando o motorista fica na mão, sem conseguir dar partida no seu carro.

Por que a bateria descarrega mais rápido com o tempo mais frio?

Em primeiro lugar, como os carros em sua grande maioria se movem por combustão (ou seja, pela queima de combustível), há uma demanda maior de energia quando o combustível encontra-se em temperatura mais baixa no cilindro. É comum que isso aconteça ao se ligar o carro de manhã após uma noite fria, não é mesmo?

Além disso, as temperaturas mais frias também fazem as moléculas dos componentes se contraírem, o que não é benéfico para o funcionamento do carro. Por exemplo, os óleos lubrificantes ficam mais grossos e viscosos, o que faz também com que o motor demande mais energia da bateria. Também é importante salientar que o próprio processo de produção de energia elétrica na bateria se dá por meio de reações químicas, e estas são dificultadas com as temperaturas mais baixas. Portanto, se o equipamento não estiver com a devida capacidade de acumulação, é comum que “arrie” mesmo, o que pode trazer dores de cabeça pra você. Na prática, como vimos, o que acontece em dias mais frios é um maior consumo da energia produzida pela bateria, principalmente para o motor de propulsão realizar o arranque do carro.

Cuidados a tomar com a bateria para ela não “arriar”

Após fazer todas essas explicações, imaginamos que você esteja se perguntando: o que devo fazer para evitar chegar ao ponto extremo de ficar na mão por causa de bateria descarregada? Como sempre se diz por aí (e é uma verdade no que se refere aos cuidados com os automóveis), é sempre melhor (e mais barato também) prevenir do que remediar. Para isso, você pode contar com a DInamicar Pneus para realizar a vistoria da bateria, para saber se ela está bem presa, se os terminais estão limpos e se há indícios de corrosão em sua estrutura, além de outros cuidados preventivos. E, claro, realizamos a troca se for necessária. Além da assessoria especializada, há uma série de cuidados que você pode tomar para aumentar a vida útil da bateria do seu carro.

Por exemplo, é recomendado que o motorista não dê partida ao carro com os componentes elétricos acesos, como os faróis, o rádio e o ar-condicionado. Isso tende a diminuir a vida útil da bateria. Vale lembrar que os carros mais modernos possuem sistemas eletrônicos que realizam essa mediação para evitar problemas com a bateria. Por outro lado, nos casos em que o ar-condicionado não é instalado de fábrica, mas foi instalado posteriormente, deve-se evitar especialmente dar partida no carro com ele ligado.

Outros cuidados a serem tomados são os seguintes:

  • não deixe o rádio ligado por longos períodos quando o carro estiver desligado;
  • use o freio de mão em congestionamentos, ao invés de ficar o tempo todo pisando no freio com marchas lentas;
  • não deixe o carro parado sem ligar na garagem por muito tempo, pois carro parado também consome bateria;
  • após dar a partida, permaneça pelo menos 15 minutos com o carro ligado, pois este tempo serve para o alternador repor a energia perdida durante o processo de partida;
  • fique atento ao funcionamento das luzes do carro e aos sinais de alerta no painel;

Conte com os serviços da Dinamicar Pneus

Seja no inverno, no verão, no outono ou na primavera, você sabe que pode contar sempre com os serviços da DInamicar Pneus, sua loja de manutenção veicular no Rio de Janeiro. Somos uma empresa com décadas de tradição e excelência no mercado automotivo do Rio de Janeiro, com nove lojas espalhadas pelo Rio e Grande Rio:

Barra da Tijuca, Botafogo, Campo Grande, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Maracanã, Nova iguaçu, Olaria e Recreio.

Problemas com a bateria do carro inverno? Pode contar com os serviços da Dinamicar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *