Como aplicar o removedor de tinta em seu veículo?

Enviado por Comandante em 31 de Julho de 2020
31 de Julho de 2020
Removedor de tinta de carro | DINAMICAR PNEUS

Seja no caso de realizar alguns reparos na lataria, como na ocorrência de arranhões ou outros tipos de dano, ou no de trocar a cor do veículo por quaisquer motivos, é fundamental remover a tinta da lataria (se houver) antes de realizar a nova aplicação. Também no caso de algum acidente que pulverize tinta pela sua carenagem. Pensando nisso, trazemos neste texto algumas dicas de como aplicar o removedor de tinta no seu carro.

Por que remover a tinta antes de uma nova aplicação?

É importante remover a tinta anterior antes de uma nova aplicação, seja em qual local da lataria for e isso significa remover a tinta até o metal. A principal razão para isso é o fato de possibilitar que se veja eventuais avarias, como amassados e arranhões, os quais poderiam continuar encobertos se não houvesse a remoção.

É aí que entra o removedor de tinta, material imprescindível para a correta remoção, cumprindo o papel de solventes. No mercado, alguns dos principais removedores utilizados são o thinner, solventes clorados em geral e querosene. Todos eles exigem um cuidado bastante especial na hora da remoção, demandando uma atuação profissional.

Tome cuidado com os removedores!

Em geral, os removedores são altamente tóxicos, o que traz consigo a necessidade de um trabalho profissional na sua aplicação e a utilização de EPIs - equipamentos de proteção individual durante o processo, como máscaras e luvas. Além de tóxicos, são produtos com alto grau de volatilidade, além de terem um peculiar cheiro bastante forte.

Na categoria de removedor de tinta automotiva, existem no mercado produtos de diversos tipos, inclusive no estado pastoso ou líquido, atuando em diversos tipos de pintura na lataria: poliuretano, poliéster, duco, sintético etc. É comum a utilização de diferentes na mesma aplicação: por exemplo, removendo com um tipo de solvente clorado e depois fazendo a limpeza com thinner ou substância desengraxante.

Equipamentos de Proteção Individual

Como vimos, devido à toxicidade das substâncias envolvidas, não se pode abrir mão dos equipamentos de proteção individual - EPIs. Dentre eles, podemos destacar máscara facial, que deve cobrir boca e nariz, e luvas de borracha ou vinil. Outra preocupação importante é proteger o chão e as paredes, além de evitar fazer o serviço em locais completamente fechados.

Como aplicar o removedor de tinta?

Também conhecido como decapante, o removedor de tinta possui um criterioso passo a passo para a sua aplicação. Inicialmente, após toda a preparação do ambiente e se equipar com os EPIs, é de suma importância vedar (por exemplo, com fitas adesivas) todas as partes da lataria que não serão submetidas ao processo de remoção, tendo em vista o alto poder dessa substância ao ter contato com a tinta, o que pode comprometer esteticamente o seu carro. Além disso, vede bem as bordas para impedir que o removedor químico penetre no veículo.

É recomendado também que se lixe as superfícies antes da aplicação, a fim de potencializar a penetração e os efeitos do removedor. Aplique com um pincel de cerdas macias e/ou trincha em alta camada, espalhando de forma uniforme pelos pontos de aplicação.

A seguir, para minimizar a evaporação, cubra as regiões nas quais o removedor foi aplicado. Sacos de lixo são uma ótima pedida para isso. Após isso, deixe o produto agir (em geral, por pelo menos 10 minutos). É o chamado tempo de imersão. Em seguida, realiza a remoção propriamente dita com uma espátula assim que forem verificados os sinais de enrugamento e amolecimento. Para se chegar até o metal, é importante utilizar a lixa na reta final do serviço, garantindo a remoção completa.

Conte com o apoio da equipe da Dinamicar Pneus!

Você conta com todo o apoio e a expertise da capacitada e experiente equipe da Dinamicar Pneus, a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com lojas espalhadas pela região metropolitana. Atuando com excelência tanto em serviços de prevenção, manutenção automotiva e reparos quanto na venda de produtos com as melhores marcas e preços (inclusive removedor de tinta, a Dinamicar está à disposição para fazer com que o seu carro sempre esteja nas melhores condições. Entre já em contato!

Categorias