Como apagar a luz do ABS? Aprenda a resolver esse problema!

Painel com a luz do ABS acesa | Como apagar a luz do ABS? Aprenda a resolver esse problema!

O painel dos carros modernos, principalmente os veículos que já possuem ABS de fábrica, indica, por meio de um sinal luminoso, quando algo de errado está acontecendo. Com o freio não é diferente: caso o equipamento esteja com problema, a orientação visual no painel deixa evidente que é preciso fazer uma revisão.

Para saber como apagar a luz do ABS do carro, algo muito importante, já que este sistema impede que as rodas travem quando o freio é acionado com força e de repente, é ideal procurar uma mecânica especializada, como é o caso da Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro.

Passo a passo para saber como apagar a luz do ABS

Sem o suporte de uma oficina especializada, é bem difícil resolver o problema, já que o ABS é formado por um conjunto complexo, que inclui diversas combinações. Muitas vezes, é preciso usar um equipamento de monitoramento específico para identificar algum erro no sistema.

Em muitas ocasiões, o motorista chega à loja especializada apenas com o objetivo de apagar a luz do ABS. Isso pode ser um erro grave, pois em muitos veículos, a luz quer dizer que o freio ABS não está ativado e que, naquele momento, o veículo está contando apenas com o freio convencional. Em casos de frenagem brusca, isso pode trazer sérios problemas, colocando em risco a segurança do motorista e dos passageiros.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o principal objetivo do ABS não é diminuir a distância de parada do veículo. O freio ABS é muito importante para a dirigibilidade do carro. Quando o freio está totalmente acionado, com o ABS, é possível conduzir o veículo, pois as rodas não travam. Nos sistemas de frenagem convencionais, o motorista perde toda a capacidade de fazer uma curva e desviar de um obstáculo em uma parada brusca por conta do travamento das rodas.

Principais problemas que podem ocorrer no ABS

Os principais problemas ligados ao sistema de freio ABS podem ser pastilhas antigas, alguma pane elétrica no sistema ou erro de montagem. Identificar estes erros é essencial para saber como apagar a luz do ABS no carro.

Problemas elétricos no freio ABS

Na loja de pneus no Rio de Janeiro Dinamicar, o cliente pode pedir a verificação completa dos cabos do sistema de freio. Todos os casos de intermitências são verificados pela equipe de profissionais. Entre os motivos da falha pode estar o excesso de umidade nos componentes.

Freio ABS com pastilhas antigas

Se as pastilhas estiverem desgastadas, a luz do ABS pode acender. Nesse caso, é preciso procurar uma mecânica especializada para fazer a troca o mais rápido possível. Isso deve ser feito com o sangrador do óleo aberto, principalmente para evitar qualquer dano na unidade hidráulica que possa ser causado pela injeção de óleo antigo.

Falha na montagem do ABS

Outro problema comum que é preciso descobrir para saber como apagar a luz do ABS é a montagem equivocada do sistema de ABS. Os sensores que ficam na área da roda são capazes de indicar esse problema. Outro sinal de problema é a vibração excessiva. O módulo eletrônico também pode apresentar inconsistência e necessitar de troca.

É sempre importante fazer a revisão do freio ABS

Por ser um item de segurança fundamental, nem sempre é preciso saber apenas como apagar a luz do ABS, mas sim saber quando é o momento adequado para realizar a manutenção preventiva, troca de peças desgastadas, entre outros serviços. A Dinamicar é uma loja de pneus no Rio de Janeiro que faz uma vistoria completa nos freios ABS; trabalha com peças genuínas e comprometimento com o cliente. Faça contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *