Celular no trânsito? Conheça os perigos e as punições para essa infração

mãos masculinas usando celular ao volante | Celular no trânsito? Conheça os perigos e as punições para essa infração

Uma tendência negativa entre os motoristas de hoje em dia é o uso excessivo do celular no trânsito. Além de ser uma prática ilegal pelo Código Brasileiro de Trânsito, ela é extremamente perigosa. Um simples momento de distração para fazer uma ligação ou enviar uma mensagem pode abrir um precedente gravíssimo para a segurança no trânsito.

Todos os anos, milhares de pessoas morrem nas estradas por conta dos acidentes de trânsito. Muitos deles são causados pela imprudência do uso do celular ao dirigir. Nas rodovias, por exemplo, onde a velocidade usada costuma ser mais alta, uma simples olhada no celular, mesmo que por apenas quatro segundos, pode fazer com que o motorista percorra mais de 100 metros sem olhar para a estrada.

E isso pode ser extremamente perigoso, pois pode haver um carro mais lento, um buraco ou um animal à frente. Pensando nisso, há alguns anos a montadora alemã Volkswagen fez uma importante campanha de conscientização sobre os riscos de usar o aparelho ao dirigir.

Como foi a campanha feita pela Volkswagen

A ação ocorreu em Hong Kong, na China, em 2014. A agência Ogilvy Beijing foi a criadora de uma peça publicitária inusitada para a Volkswagen, a fim de alertar sobre os perigos da combinação de celular e trânsito.

Em uma sala de cinema, foi instalado um sistema que permitiu identificar a quantidade de aparelhos celulares presentes por lá. Sabendo isso, antes da exibição do filme, eles mostraram um vídeo, intitulado “Eyes on the Road” (olhos na estrada, em inglês). Ele mostra uma viagem de carro em uma estrada vazia, com muitas árvores e natureza ao redor.

Durante este vídeo, um funcionário do cinema acionou este sistema, garantindo que todos os celulares da plateia recebessem uma mensagem em SMS
ao mesmo tempo.

De repente, o veículo do vídeo bate em uma árvore. E assim aparece uma mensagem na tela: “o uso de celular é a principal causa de morte por trás dos volantes. Um aviso para prestar atenção nas estradas”.

A mensagem impactante gerou um efeito viralizador do vídeo, que passou a ser compartilhado nas redes sociais em todo o mundo. Além disso, sites dos mais diversos segmentos também repercutiram a ação realizada em Hong Kong.

Os perigos do uso do celular no trânsito

Quem utiliza o celular no trânsito está cometendo uma infração gravíssima, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, que é o que rege as normas de trânsito no Brasil.

O número de pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação é o máximo previsto no código: sete pontos. É a mais alta escala na gravidade de infrações cometidas.

Até alguns anos atrás, a multa era mais simples, e a infração estabelecida era a mesma de dirigir usando uma das mãos sem que a outra indicasse a troca de marchas, considerada de natureza média e de multa mais leve.

Porém, recentemente, isso mudou. Usar uma única mão para dirigir ainda é uma infração média. Porém, se a outra mão for para o manuseio de um celular, a infração passa a ser gravíssima. A multa é de R$ 300, além da perda de sete pontos na CNH.

Vale lembrar que, se um condutor atingir 20 pontos na carteira em um período de um ano, o motorista terá o direito de dirigir suspenso por seis meses a um ano. E se houver reincidência nos 12 meses seguintes, o prazo de suspensão vai aumentar para oito meses, podendo chegar até dois anos.

Nunca use o celular ao dirigir

Além de ter de pagar uma multa pesada e correr o risco de perder a sua carteira de habilitação, você ainda pode ser vítima de um grave acidente. Lembre-se sempre de deixar o seu aparelho desligado na hora de dirigir, olhe sempre para a frente e cuide também dos veículos a sua volta. Assim, você vai ter uma condução segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *