Carros usados: quais as vantagens e desvantagens?

Enviado por Comandante em 15 de Dezembro de 2020
15 de Dezembro de 2020
Carros usados | DINAMICAR PNEUS

Você sabia que a maioria dos automóveis vendidos no Brasil não são 0km? Enquanto um veículo novo é adquirido, quatro carros usados são negociados. Em janeiro de 2020, foram comprados 916.361 carros que são considerados como “de segunda mão”. Já os zerados, constam com a quantidade de 251.795. Mas por que será que os carros usados são mais procurados pelos brasileiros? Eles proporcionam mais benefícios do que os novos? Nesse texto, iremos apresentar as vantagens e desvantagens de automóveis que já tiveram outro proprietário.

Vantagens e desvantagens de carros usados

Garantindo maior comodidade aos motoristas e passageiros, os automóveis facilitam a locomoção durante a rotina. Eles oferecem mais autonomia, sendo novos ou não. No entanto, há diferenças entre um veículo que acabou de sair de fábrica e um que já pertenceu a outra pessoa. Os carros usados podem até não ter aquele cheirinho de um 0km, mas também têm os seus diversos benefícios. Confira as vantagens e desvantagens dos veículos usados .

Vantagem: preço mais baixo

A principal vantagem dos carros usados está no valor de investimento, que é inferior ao de veículos novos. Pelo mesmo preço de um zerado, é possível comprar um usado que seja de um modelo superior e mais completo. Ou seja, pode-se ter um automóvel muito bom pagando menos.

Desvantagem: sem garantia

Ao adquirir um automóvel usado, não pode-se contar com garantia de fábrica. Sendo assim, qualquer reparo necessário deverá ser custeado pelo novo proprietário, assim como a manutenção preventiva.

Vantagem: livre para levar o carro em qualquer oficina

Quando se tem a garantia de fábrica, o motorista é obrigado a levar o veículo somente nas oficinas autorizadas. Ao levar o automóvel a um mecânico não autorizado por ela, perde-se a garantia. Os carros usados não possuem essa garantia. Isso proporciona maior liberdade para levá-los a qualquer oficina, além de poder pagar mais barato pelos serviços prestados.

Desvantagem: risco de golpes

Ao tentar adquirir um carro usado, é importante estar atento, pois muitas pessoas vendem veículos roubados e prejudicam os compradores, que precisam lidar com essa situação depois. Por isso, antes de finalizar a compra, consulte o Renavam ou a placa do automóvel e verifique se o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é original.

Vantagem: valor do IPVA mais barato

A quantia a ser paga pelo IPVA de carros usados é menor do que a de veículos novos. Isso porque o preço do imposto é equivalente ao valor do automóvel no mercado.

Desvantagem: pendências do proprietário antigo

Ao adquirir um veículo usado, é fundamental ter atenção a possíveis multas e IPVAs atrasados, por exemplo. Nesse caso, é necessário verificar essa questão no órgão fiscalizador do departamento de trânsito. Sendo assim, é importante avaliar se vale a pena arcar com as despesas do antigo dono ou não.

Carros usados podem demandar maior manutenção

Todos os automóveis precisam passar por manutenção preventiva regularmente. No entanto, no caso de carros usados, é essencial realizar essa prática logo ao adquirí-los. Isso porque as peças do veículo já foram desgastadas pelo uso do antigo proprietário. Além disso, o novo dono não tem o conhecimento total de como está a condição do automóvel. Por isso, é fundamental fazer revisão e check-up, visando tanto a parte eletrônica como a mecânica. Mais do que isso, é importante continuar exercendo a manutenção automotiva conforme utiliza o carro, pois as peças têm um tempo determinado de vida útil.

Manutenção preventiva para carros usados

Como observado, os carros usados têm as suas especificações, vantagens e desvantagens. Por isso, ao desejar comprar um automóvel, é necessário avaliar todas as questões para garantir que está sendo feita a decisão certa. Em caso de manutenção preventiva, conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Com profissionais qualificados, prestamos serviços de revisão e check-up. Confira quais são os itens inspecionados e as peças que podem ser substituídas, de acordo com o modelo do seu veículo. Entre em contato!

Categorias