Carros blindados: o que você precisa saber?

Enviado por Comandante em 16 de Setembro de 2021
16 de Setembro de 2021
Carros blindados | DINAMICAR PNEUS

Em cidades com altos índices de criminalidade, diversos motoristas se perguntam sobre a necessidade de realizar uma blindagem no seu veículo ou comprar um veículo já blindado. O processo de blindagem passa por várias etapas, que incluem, por exemplo, um conjunto de regras estabelecidas pelo Exército brasileiro. Entre todas as burocracias, investir em carros blindados gera um extremo alívio de proteção relacionado à violência e segurança. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é a blindagem?

A blindagem automotiva é uma camada interna de lâminas protetoras que impedem que objetos perfurantes atinjam o interior dos veículos. Há diversos valores de blindagem, dependendo até quantos calibres a blindagem pode barrar, chegando até aos fuzis. Nesse momento, é uma opção do proprietário definir quanto quer investir, mas estima-se que os valores sejam a partir de R$50 mil.

Outra informação importante que deve ser avaliada é que carros blindados são mais pesados do que os veículos convencionais, chegando a 180 a 200 kg, e por isso, necessitam de manutenção automotiva com maior frequência. Isso porque o gasto de combustível e o desgaste das peças são afetados pelo aumento de peso do carro.

Por isso, é recomendada a realização de revisão de todo o sistema de suspensão, para chegar às condições dos amortecedores, molas e sistemas de freio. O material da blindagem também precisa ser revisado ao longo do tempo. Portanto, é indicado fazer manutenções a cada cada 10 mil km rodados.

Regularização de carros blindados

Qualquer carro pode ser blindado e, se você está considerando a possibilidade de fazer a blindagem, esteja atento para esses 5 passos essenciais que listamos abaixo:

  • Encontrar uma empresa autorizada e licenciada para realizar a blindagem;
  • Autorização do Detran;
  • Autorização do Exército Brasileiro;
  • Certificado de segurança veicular emitido pela Instituição Técnica Licenciada (ITL);
  • Solicitação de emissão do CRV, juntamente com o Detran, que conste “Veículo blindado”.

Pneus para carros blindados

Os carros blindados necessitam de pneus mais resistentes, devido ao aumento de peso, como citamos anteriormente. A pressão do pneu deve ser aumentada em 0.1 bar a cada 20kg de carga. É utilizada uma cinta de borracha para absorver melhor o impacto e oferecer melhor sustentação para as rodas automotivas não sofrerem danos, pensando em uma melhor dirigibilidade em uma situação de fuga.

Aqui na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, contamos com uma imensa variedade de pneus para seu carro,seja ele convencional ou blindado. Temos pneus específicos para carros blindados e modelos run flat, ou seja, que funcionam mesmo quando se perde a pressão, permitindo que o veículo continue a circular. Temos o melhor preço do Rio. Visite uma de nossas lojas!

Categorias