Carro Sustentável: é possível?

Enviado por Dinamicar Pneus em 12 de Novembro de 2021
12 de Novembro de 2021
Dinamicar Pneus | Carro Sustentável: é possível?

Com a evolução da indústria automobilística, é possível ser sustentável com o seu automóvel. Na hora de escolher o seu carro, você pode contribuir com a preservação do planeta. Sim, você não leu errado. Decidir pela compra de um carro sustentável, que menos polui o meio ambiente, é, também, uma forma de exercitar a sua ação de cuidado com a natureza.

O que é carro sustentável e quais são os seus tipos?

Primeiro, vamos explicar sobre o carro sustentável. São modelos de veículos projetados para serem menos nocivos ao meio ambiente. Portanto, contam com uma série de tecnologias, ferramentas e recursos que os tornam mais ecológicos, seja pela redução do consumo de combustível ou pela utilização de fontes energéticas limpas, como, por exemplo, o gás natural e a eletricidade. Confira quais tipos de carros ajudam na preservação do planeta.

Carros elétricos

Esse tipo de veículo é movido totalmente a partir da energia elétrica. Diferente do motor tradicional, com todos os seus componentes e que utiliza gasolina, esse modelo é composto por diferentes motores elétricos trabalhando em conjunto.

Esses motores elétricos são alimentados por grandes células de bateria, que podem ser recarregadas por meio de uma tomada e de sistemas auxiliares instalados nos veículos. 

Carros híbridos

Esse modelo, como o nome já diz, é a união dos dois tipos. Os carros híbridos podem ser entendidos como aqueles em que funcionam a partir do trabalho conjunto entre um motor a combustão tradicional e um ou mais motores elétricos.

Porém, há uma grande diferença nesse tipo de carro. Ele ainda depende do combustível comum, como gasolina e etanol. Além disso, suas baterias não necessitam ser recarregadas por meio de uma tomada, pois estas são recarregadas automaticamente enquanto o carro se movimenta e freia. 

Quais são os tipos de energia alternativa?

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado nacional de veículos elétricos e híbridos deve crescer de 300% a 500% nos próximos cinco anos. Fique ligado nas opções de energia alternativa disponíveis e como funciona cada uma delas.

 

Eletricidade 

Como explicado anteriormente, os carros elétricos são os menos poluentes, consomem energia elétrica, são carregados e funcionam a partir do "combustível" armazenado. Mais silenciosos e econômicos, eles podem reduzir em até 100% a emissão de poluentes.

Gás natural

O gás natural é tratado como o combustível fóssil mais limpo de todos, porque não é tóxico e é rapidamente eliminado na atmosfera. O GNV pode ser colocado em qualquer modelo movido a combustão. Como ponto negativo, o motor pode perder um pouco de sua potência. 

Hidrogênio

O hidrogênio é um composto que pode armazenar grandes quantidades de energia. Os primeiros testes com essa fonte alternativa em automóveis ainda são recentes. Por isso, não é possível dizer como funcionará e de quais formas será vantajoso para quem pretende cortar gastos.

Energia eólica

Carros que se movimentam por meio da energia eólica são impulsionados por um motor de dois cilindros, que funciona com o auxílio de ar comprimido. Já existem pesquisas em andamento para que essa fonte seja cada vez mais utilizada em automóveis. É uma energia limpa, que pode ajudar no ganho de eficiência e reduzir os danos causados ao meio ambiente.

Ainda não tenho um carro sustentável. Como faço para ajudar na preservação do meio ambiente? 

Como podemos ver ao decorrer do artigo, já é possível ter um carro sustentável. Porém, ainda há muita evolução nessa parte para o futuro, principalmente para os tipos de energias alternativas. Mas, para quem ainda não tem essa categoria de carro, é possível fazer a sua parte optando pelas energias menos poluentes e fazendo a manutenção do seu carro. Assim, você verifica se os filtros estão em bom estado, se não tem vazamento de óleo e outros problemas que surgem com a falta de cuidado e que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. 

Para ter certeza que teve um serviço bem feito, opte por uma manutenção de qualidade com a da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, você encontra profissionais qualificados e experientes em serviços automotivos, como a manutenção e revisão. Além disso, nossa rede conta com uma variedade de peças e acessórios para o seu veículo. Venha nos conhecer!

 

Categorias