Carro fervendo: o que pode ter ocasionado?

Enviado por Comandante em 18 de Fevereiro de 2021
18 de Fevereiro de 2021
Carro fervendo | DINAMICAR PNEUS

Provavelmente, você já viveu ou presenciou a cena de uma pessoa com o capô do veículo aberto cheio de fumaça. É isso o que acontece com o carro fervendo. O desespero chega a tomar conta de alguns motoristas. Porém, nesse caso, é necessário manter a calma e entender o que pode ter ocasionado isso para saber como agir diante da situação. Confira nesse texto por quais razões o automóvel ferve!

Carro fervendo por quais motivos?

Muitos são os problemas que podem causar o carro fervendo. Quando o motor superaquece, é possível que várias peças sejam danificadas. Além disso, até mesmo um incêndio é capaz de acontecer. Por esse motivo, é essencial saber as causas que podem levar um veículo a ferver. Veja abaixo e prepare-se, caso isso ocorra contigo em algum momento.

Óleo lubrificante velho ou de qualidade ruim

Um dos principais fatores de um carro fervendo é o uso de óleo lubrificante de má qualidade ou já antigo. Isso porque o fio de óleo que passa entre as peças do motor pode romper, o que faz com que elas tenham contato entre si sem a lubrificação. Assim, um calor excessivo é gerado e os itens sofrem desgaste. Por esse motivo, o óleo é afetado por pequenos fragmentos de metal. Caso eles fiquem sobre o líquido, podem provocar ainda mais atrito. Dessa forma, as válvulas são entupidas e os componentes móveis não têm bom funcionamento.

Vazamento de óleo

Quando não há manutenção adequada na junta do cabeçote, o óleo do motor pode vazar. Além disso, se a tampa desse item não for fixada corretamente, quando o veículo estiver em movimento, poderá acontecer o mesmo. Outro local que pode ser a fonte de um vazamento é o fundo do cárter, por onde se faz o escoamento na troca de óleo. Também pode haver escoamento na junta entre o motor e o cárter. Independente do local, o vazamento de óleo causa o aquecimento do motor.

Falta de água no sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento faz com que a sua água seja circulada, o que promove a troca de calor entre os itens do motor. Quando esse líquido vaza, ocorre o aquecimento. Isso pode acontecer por alguns motivos, como vazamento na mangueira, o que é difícil de ser observado a olho nu, e afrouxamento da abraçadeira da mangueira, que une a extremidade da mesma à estrutura do radiador. Assim, o nível de água no reservatório é reduzido. Caso o condutor não observe esse problema, o carro pode ferver após rodar por muito tempo nessa situação.

Evite carro fervendo com a manutenção preventiva

Ninguém gosta de passar pela situação do carro fervendo. Por isso, é necessário evitar esse problema. A solução é fazer a manutenção preventiva periodicamente. Para isso, conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Nossos experientes e qualificados profissionais irão revisar todos os itens e substituir as peças necessárias para que o seu automóvel não sofra os desgastes citados. Além disso, podemos fazer a troca do óleo sempre que for preciso. Lembrando que é importante não deixar vencer o prazo. Passe em uma de nossas 9 lojas para que seu veículo tenha um bom funcionamento sempre!

Categorias