Um carro digital também inclui um pneu inteligente

Pneu de carro inteligente | Um carro digital também inclui um pneu inteligente

A inteligência do carro digital chega de vez aos pneus. A Pirelli apresentou, no Salão de Genebra, novos avanços da tecnologia CyberCar, que possibilita a coleta de informações por meio da única parte do carro que toca o chão: os pneus. O grande avanço está nos pequenos detalhes: quanto mais precisa a informação, melhor a adaptação dos mecanismos inteligentes do veículo. Isso representa ganhos de performance e economia.

O texto de hoje do blog da Dinamicar — loja de pneus no Rio de Janeiro — fala sobre novos avanços tecnológicos na interação entre pneus e carro. Entenda sobre os sensores, suas funcionalidades e como isso influencia a vida do motorista.

Tecnologia para um pneu inteligente

A tecnologia que torna possível um carro digital coletar informações dos pneus pesa apenas alguns gramas. São sensores colocados na parte interna dos pneus programados para identificar dados como pressão, temperatura interna, profundidade da banda de rodagem, carga vertical e o tipo de pneu.

As informações coletadas são levadas até o sistema do automóvel e disponibilizada na nuvem. A própria máquina se encarrega de interpretar várias dessas informações e se adequar a elas, como por exemplo, intervir no sistema de freio ABS e no controle de estabilidade. Informações operacionais sobre o pneu — carga vertical, temperatura, pressão etc. — ficam disponíveis para o motorista.

Pneus inteligentes para um carro digital

Colocar sensores nos pneus faz parte de uma estratégia que busca tornar os veículos cada vez mais personalizáveis. Cada carro possui características específicas e, portanto, precisam que os pneus se adaptem a elas. Se um carro digital possui a capacidade de interpretar as informações que vem do chão, isso pode ser convertido em eficiência.

A previsão é que esses pneus já estejam vestindo alguns carros até o final de 2018. E não qualquer tipo de carro: eles estarão em automóveis inovadores, alguns “tradicionais”, mas, principalmente os carros elétricos. Tornar um veículo mais eficiente é um conceito que está diretamente ligado aos elétricos e híbridos. Mais eficiência — nos mínimos detalhes —, menos gastos e desperdícios e, consequentemente, menos poluição.

Pirelli é na Dinamicar

Os avanços tecnológicos na relação entre a inteligência do carro e os pneus ainda está restrita aos principais países da Europa e aos Estados Unidos. Muitas outras linhas de pneus Pirelli já estão por aqui. Você encontra a tecnologia e a segurança da Pirelli na Dinamicar Pneus. Passe em uma das lojas da Dinamicar e encontre os melhores pneus para o seu carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *