Câmbio automático: erros que estragam a transmissão do carro

Enviado por Comandante em 24 de Setembro de 2020
24 de Setembro de 2020
Câmbio automático | DINAMICAR PNEUS

Caindo no gosto dos motoristas, modelos de carro com câmbio automático têm ganhado cada vez mais adeptos. E como muitos condutores estão comprando seus primeiros veículos que dispensam a embreagem, dúvidas e erros que podem estragar a transmissão do automóvel podem surgir. Vamos entender melhor sobre o assunto!

Benefícios do câmbio automático

Muito por conta das vendas para motoristas PCDs (pessoa com deficiência), as marcas que investiram em modelos de câmbio automático ganharam mercado no país. Agora, automóveis que dispensam o uso da embreagem conquistaram diversos condutores, muitos adquirindo o seu primeiro carro sem o câmbio manual.

Sem dúvidas a facilidade na condução é o ponto a se destacar. Afinal, há muito trânsito nas estradas brasileiras e o tal de “pisa na embreagem, agora passe a marcha” é cansativo e, por vezes, desconfortável. Mas, além da direção mais prática, carros com modelos automáticos também têm outra vantagem: costumam gastar menos com a manutenção comparado a veículos manuais.

Três erros que prejudicam o câmbio automático

Como o carro de câmbio automático é uma “novidade” para muitos motoristas, erros são comuns de serem cometidos com frequência. Separamos três hábitos prejudiciais que merecem atenção na direção, para que sejam evitados.

Dirigir na “banguela”

Na crença que dirigir no ponto neutro economiza combustível, principalmente em descidas de serra, muitos motoristas causam danos à transmissão do carro quando conduzem na “banguela”. Além de ser um hábito super perigoso, tornando o automóvel mais vulnerável a acidentes, há também mais gasto de gasolina.

Engatar a ré com o carro em movimento

Não apenas para carros automáticos, mas os manuais também sofrem danos quando motoristas frequentemente engatam a ré quando o veículo ainda está em movimento. Geralmente, essa ação é realizada numa manobra mais apressada, porém, futuramente, a caixa de transmissão pode romper e gerar prejuízos bem altos.

Falta de manutenção automotiva

Um pensamento muito comum e errôneo é que carros com câmbio automático não necessitam de manutenção automotiva, principalmente da troca de óleo. Isso não passa de um mito! Automóveis automáticos precisam, como qualquer outro, de revisão e cuidados mecânicos, para verificar engrenagens, calibragem, alinhamento e a lubrificação do motor.

Manutenção de carros com câmbio automático

Avaliar e consertar carros com direção automática requer conhecimento técnico, e na Dinamicar Pneus, loja de pneu no Rio de Janeiro, você encontra profissionais qualificados e experientes em serviços automotivos com veículos de câmbio automático. Saiba mais!

Categorias