Câmbio automático: conheça os diferentes tipos e tecnologias

Câmbio automático 30 abr 2015
Comentar

O câmbio automático é uma tecnologia que veio para facilitar cada vez mais a vida do motorista na condução do veículo. A caixa de câmbio assim como o motor é um componente de suma importância para o desempenho do veiculo. Todos os comandos de torque são fornecidos através da mudança das marchas. Devido à grande oferta de modelos de câmbio no mercado, algumas dúvidas podem surgir na hora da compra de um automóvel.

Câmbio manual

O câmbio manual é uma ótima opção para o motorista que gosta de sentir o carro desenvolver e ter total autonomia sobre as mudanças de marcha. O câmbio manual proporciona uma direção mais esportiva, além de oferece melhor rendimento nas ultrapassagens. Para esse tipo de câmbio a oferta de peças de reposição é maior e mão-de-obra para manutenção mais barata.

Câmbio automatizado

O câmbio automatizado é uma versão mais popular do câmbio automático, um modelo intermediário entre o manual e o automático. Esse tipo de sistema é recomendado para carros compactos, excelente por ser econômico, com baixo consumo de combustível, minimizando perdas em potência.

Câmbio automático

Conforto e durabilidade são apenas duas características que exemplificam bem as vantagens de ter um carro com esse modelo de câmbio. Como tudo na vida tem as suas vantagens e desvantagens, a manutenção do câmbio automático é mais cara que os demais modelos e gera um consumo de combustível elevado.

O sistema é silencioso e trabalha com o acionamento de polias ao invés de engrenagens, o que proporciona uma troca de marchas quase imperceptível, além de obter um melhor aproveitamento do torque do motor.

Tecnologias de câmbio de veículos nacionais

Caixa de câmbio automática

  • Câmbio I-Motion (Volkswagen)
  • Câmbio Dualogic Automático (Fiat)
  • Câmbio Powershift (Ford)

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

A durabilidade da transmissão automática está totalmente ligada aos cuidados que o proprietário tem com as manutenções preventivas do veiculo. O motorista deve manter-se atento ao período de troca de fluido hidráulico e filtro estipulados no manual de fábrica. A conservação das peças internas da caixa dependem da qualidade da lubrificação para evitar que ocorram desgastes dos componentes. Faça uma visita à loja da Dinamicar Pneus no Recreio, uma das nossas 7 lojas, e faça a revisão periódica do seu veículo com qualidade garantida.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!