Automóveis e tecnologia: conheça as vantagens de ter internet no carro

Mão de mulher segurando um celular ao volante | Automóveis e tecnologia: conheça as vantagens de ter internet no carro

Se o futuro é dos veículos que dispensam a presença de motorista, o presente ainda é um pouco mais modesto, ou menos tecnológico: são dos chamados carros conectados. Assim como acontece com diversos eletrodomésticos usados no dia a dia, é cada vez mais comum que as pessoas tenham acesso à internet no carro.

Por definição, basta que o automóvel seja conectado a algum outro aparelho ou dispositivo, seja pela internet, bluetooth ou mesmo a rede de celular, ou pelo USB. Mas na prática, a tendência é que os automóveis funcionem de maneira semelhante a celulares, com diversas funcionalidades e aplicativos.

Info-entretenimento

A possibilidade de ter internet no carro traz diversos benefícios. Auxílio tanto no tráfego quanto no diagnóstico de problemas mecânicos são ótimos exemplos. No entanto, a função mais utilizada e, de certa forma, até mais desejada, é a de informação e entretenimento.

Serviços de Geolocalização

Diversos modelos que circulam pelo Brasil já possuem esse tipo de conectividade. Caso precise reabastecer, o motorista pode procurar pelo posto de gasolina mais próximo por meio do comando de voz. E se o problema não for falta de combustível, mas a hora do almoço, é possível encontrar um restaurante da mesma maneira.

E como chegar lá? O mais que conhecido GPS também é um exemplo de conexão dentro dos automóveis.

Wifi

Além disso, outras funcionalidades dos smartphones também cabem no painel. O bom e velho rádio pode ser substituído pelas suas próprias listas de músicas por meio de aplicativos de música por streaming.

Esses e demais serviços que precisam da internet para funcionar também podem auxiliar o motorista na direção. Quando o veículo não estiver mais em movimento, a conexão serve como um wi-fi comum para uso nos smartphones, como visualização de vídeos, redes sociais e outros aplicativos.

Ter internet no carro é mais seguro

Mais conectividade também é sinal de maior facilidade no trânsito. Em caso de acidentes ou interrupções de tráfego, se o veículo estiver conectado a um aplicativo de navegação, o motorista fica sabendo instantaneamente.

A conexão por geolocalização também pode dar dicas sobre a melhor hora para iniciar uma viagem e previsão de tempo para a chegada. Sempre com atualizações em tempo real.

Comando de voz gera mais segurança

Outra vantagem de ter internet no carro é a facilidade de usar os serviços de telefonia, que sempre foram um vilão para a segurança nas estradas. Ligações e SMS podem ser enviados e recebidos por meio do comando de voz, sem distrair o motorista.

Diagnósticos em tempo real

Um veículo conectado vai além de entretenimento. Com um sistema realmente integrado dentro do veículo, o motorista tem acesso a diversas informações importantes em tempo real. A funcionalidade é importante por possibilitar análises sobre o desempenho do veículo, com informações como quilometragem, uso do motor, consumo de combustível, autonomia, economia de energia, emissões de CO2 etc.

Carros conectados para empresas

A conectividade em automóveis também traz muitas vantagens para algumas empresas, especialmente as que possuem uma frota de veículos. A obtenção de dados em tempo real sobre as rotas permite ganhar tempo e dinheiro. Esses dados são muito úteis em termos de despesas, de uso de combustível, de otimização de rotas e de segurança do motorista.

O blog da Dinamicar sempre traz informações sobre esse e diversos outros assuntos do mundo automobilístico. Fiquei sempre de olho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *