No que se atentar ao comprar um carro usado

Enviado por Comandante em 22 de Setembro de 2020
22 de Setembro de 2020
Compra de carro usado | DINAMICAR PNEUS

A compra do primeiro carro, ou a troca por um outro modelo, gera sempre uma grande expectativa e é um passo muito importante que envolve planejamento, pesquisa e paciência. Além dos carros novos, aqueles que saem direto da fábrica, com quilometragem zero e prontos para serem usados pela primeira vez, também existem os seminovos e usados.

A princípio, você pode achar que essas duas categorias são a mesma coisa, mas não. Os carros seminovos enquadram modelos com três anos de uso, que têm em média até 20 mil quilômetros rodados e que tiveram apenas um dono. Já a categoria de usados é composta por aqueles com tempo e quilometragem superiores ao seminovo.

Um automóvel novinho em folha desvaloriza no instante em que sai da loja. Em contrapartida, o seminovo se aproveita dessa queda e se torna mais barato. Já o usado, com uma boa vistoria e atenção redobrada à mecânica e à lataria antes de tomar a decisão final, pode ser interessante.

Mas afinal, qual a vantagem em comprar um carro usado?

Certamente uma das maiores vantagens, e a que desperta o maior interesse do comprador, é o preço. Essa categoria é bem mais barata em relação aos carros novos e seminovos. Mas será que na prática, vale a pena pagar mais barato por um automóvel com uma “bagagem extra no porta malas”?

Além do fator financeiro, outras vantagens em comprar carros usados são: menor desvalorização do automóvel, documentação mais barata, negociação mais flexível, menos custos em futuros reparos e valor do seguro mais em conta.

A importância da vistoria em carros usados

A vistoria consiste em verificar itens importantes, que vão desde a documentação até a checagem da estrutura do carro usado. Com isso, o comprador se sente mais seguro para comprar o carro e o vendedor passa confiança.

Listamos alguns itens que você deve estar atento na hora de comprar o seu carro usado:

  • Consulte o histórico do veículo: sempre verifique se há pendências ou débitos em aberto do veículo usado;
  • Conheça o vendedor: a melhor opção é conhecer o vendedor para que não venha a cair em nenhum golpe. Infelizmente, pessoas de má fé se aproveitam dessa oportunidade. Não se arrisque!;
  • Verifique o motor e a embreagem: o bom funcionamento do motor e regulagem da embreagem são determinantes na hora da compra;
  • Verifique a pintura: não se deixe enganar. Dê uma volta ao redor do carro e verifique detalhes como diferença de tonalidade e textura;
  • Verifique a estrutura do carro: não fique com medo ou vergonha de pedir para olhar a parte debaixo do carro e verificar a suspensão ou longarinas do veículo;
  • Verifique a quilometragem: esse é o fator que mais pesa na hora da compra. Considere o carro com a menor quilometragem possível, pois este provavelmente irá lhe poupar gastos na hora da manutenção.

Conte com a Dinamicar Pneus para o check-up do seu carro usado!

A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, possui uma equipe qualificada e experiente para revisão e check-up completo no seu carro usado. Faça a vistoria do seu veículo com profissionais que entendem do assunto e prolongue o tempo de vida útil do seu veículo. Passe agora mesmo na sua Dinamicar Pneus mais próxima e agende sua visita!

Categorias