Ar-condicionado do carro: dicas para uma boa manutenção

Painel de ar condicionado do carro | Ar-condicionado do carro: dicas para uma boa manutenção

É comum que todos os motoristas tenham vontade de dirigir o seu veículo com segurança e muito conforto. E uma das formas de trazer mais bem-estar durante a condução é com a ajuda do ar-condicionado do carro.

Esse componente está presente em uma grande porcentagem dos automóveis. O sistema é muito vantajoso e pode ser acionado pelo motorista ou passageiro quando a temperatura externa do veículo está muito elevada ou desagradável.

Mas como esse sistema funciona?

O ar-condicionado do carro é um sistema que tem a capacidade de resfriar ou esquentar o interior do veículo. Esse componente fica instalado na parte inferior do painel do automóvel. Seu funcionamento, basicamente, se dá em um circuito fechado, no qual existe o processo de evaporação, compressão, condensação, secagem, expansão, medição de pressão e de temperatura.

Como garantir que o ar-condicionado funcione corretamente?

Assim como qualquer componente veicular, o ar-condicionado do carro também pode sofrer com uma série de danos, mas grande parte desses problemas pode ser evitada através da manutenção.

Durante a análise preventiva, diferentes fatores são analisados e verificados nesse sistema. Confira algumas dicas e veja como deve ser feita a manutenção do ar-condicionado:

Limpeza frequente do sistema: durante a manutenção desse sistema, é primordial limpar a tubulação que compõe o ar, retirando todas as impurezas e resíduos presentes. Vale lembrar que a falta de limpeza frequente pode trazer uma série de malefícios ao ar-condicionado do carro, como entupimento do sistema e até uma falha geral.

Troca dos componentes do sistema: também é importante que, durante a manutenção, o filtro de secagem seja substituído, além de ser fundamental também trocar a válvula de expansão do sistema.

Além desses pontos, também é importante realizar a carga de gás, o conserto do sistema elétrico, da ventilação forçada, do condensador, do eletroventilador, do evaporador, das mangueiras, do compressor, entre outros itens.

Todo esse trabalho deve ser feito exclusivamente por profissionais treinados, para garantir a qualidade do serviço e impedir qualquer erro ou falha no momento de realizar a manutenção do sistema.

Outros cuidados especiais

Além da manutenção preventiva e mais profissional, o próprio condutor também pode preservar o seu ar-condicionado através de dicas muito simples. Confira as três principais:

Use frequentemente: um cuidado extremamente importante é usar o ar-condicionado do carro com frequência, não deixando que ele fique inativo por um tempo muito longo.

Desligue antes do veículo: também é importante que o condutor desligue o sistema do ar-condicionado do carro antes mesmo de parar o automóvel. Esse pequeno cuidado evita que o compressor do sistema seja afetado por uma parada brusca.

Feche os vidros: sempre é bom ressaltar que, para que o ar-condicionado do carro trabalhe de forma eficiente e realmente refresque o interior do veículo, é fundamental que os vidros do automóvel estejam todos fechados.

Vale lembrar que todas essas dicas evitam que o sistema sofra algum dano ou tenha alguma falha, o que é ótimo para o condutor, principalmente nesses meses mais quentes do ano.

Quer saber mais? Fale com a equipe da Dinamicar!

Para entender muito mais sobre a manutenção de ar-condicionado automotivo, busque a equipe de profissionais competentes e treinados da empresa Dinamicar Pneus, loja de peças automotivas no Rio de Janeiro. Os colaboradores da Dinamicar são especialistas em limpeza, reposição de gás, manutenção de ar-condicionado e outros serviços especializados. O atendimento é sempre exclusivo e totalmente personalizado.

Lembrando que, além de ser especializada em manutenção de ar-condicionado automotivo, a Dinamicar ainda conta com uma lista ampla de serviços, como troca de correias, alinhamento e balanceado de automóveis, injeção eletrônica,revisão geral do veículo, venda de pneus multimarcas e muito mais. Faça contato agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *