Ar-condicionado automotivo: é possível instalar em carros antigos?

Enviado por Comandante em 2 de Dezembro de 2020
2 de Dezembro de 2020
Ar-condicionado automotivo | DINAMICAR PNEUS

A estação mais quente do ano está chegando e o calor é ainda mais forte dentro dos carros que não possuem ar-condicionado automotivo. No verão, esse item é ainda mais procurado pelos motoristas que não o têm em seus veículos. Além de refrescar quando o sol está intenso, ele ajuda a desembaçar os vidros em dias chuvosos. Isso mantém a segurança do condutor, que poderia ter a visibilidade comprometida e causar um acidente. Há diversos benefícios nesse equipamento. Mas, será que todos podem aproveitar essas vantagens? Existe a possibilidade de fazer instalação de ar-condicionado em automóveis antigos? Confira!

Ar-condicionado automotivo pode ser instalado em veículos antigos?

Antigamente, o ar-condicionado automotivo era considerado um artigo de luxo. Agora, já é visto como algo indispensável. A maioria dos carros já saem das fábricas com esse item. No entanto, ainda há modelos sendo produzidos sem o equipamento. Por isso, existe a oferta do serviço de instalação do sistema em algumas oficinas e lojas. Especialistas apontam que, ao comprar um automóvel novo, o ideal é escolher um que já tenha o aparelho, mesmo que seja necessário investir mais financeiramente. Isso porque, ao optar por um veículo sem ar-condicionado, o valor utilizado para instalar todo o sistema pode ser o mesmo do que se tivesse tomado a outra decisão.

Confirmando a opinião de especialistas no assunto, pode-se observar as diferenças entre os carros que são fabricados com ar-condicionado e aqueles que não são. Os veículos com esse item são completamente programados para que o sistema do condicionamento de ar funcione normalmente, tendo o radiador, as molas da suspensão e a parte elétrica projetadas nessa relação. Além de não ter essa estrutura, os automóveis sem o desejado aparelho precisam passar por alterações para que a instalação seja feita. Sendo assim, é possível colocar ar-condicionado em carros, até mesmo nos antigos.

Cuidados necessários ao instalar ar-condicionado automotivo

Para que seja feita a instalação de ar-condicionado automotivo em veículos antigos, é importante ter alguns cuidados para que não haja maiores prejuízos. Isso porque é necessário mexer na fiação, criar furos, romper vedamentos e modificar o painel. Por isso, é fundamental ser prudente. Ao instalar o ar-condicionado:

  • Escolha um profissional especializado para fazer o serviço e uma oficina qualificada;
  • Esteja atento ao trabalho do profissional, pois os novos cabos devem ser medidos de forma correta para que não superaqueçam e derretam;
  • Não permita que seja utilizado um sistema já usado, mesmo que o valor seja mais barato;
  • Troque o radiador; e substitua a bateria, escolhendo uma compatível com o sistema de ar-condicionado
  • Desligue o ar-condicionado em subidas e serras se seu veículo for 1.0, pois o item consome potência do motor;
  • Realize a manutenção e higienização do ar-condicionado automotivo.

Manutenção e higienização do ar-condicionado automotivo

O ar-condicionado automotivo pode ser instalado em carros antigos. No entanto, como observado, é importante ter algumas precauções. Após a instalação, deve-se sempre fazer a manutenção e higienização, serviços prestados na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Com a higienização do ar-condicionado realizada pela Dinamicar, você evita que seus passageiros sofram com problemas respiratórios e odores desagradáveis. Além disso, também efetuamos a manutenção de todo o sistema, proporcionando maior vida útil não somente ao ar-condicionado, mas às outras peças do carro também. Entre em contato!

Categorias