Aquaplanagem: dicas para não derrapar nessa armadilha

foto detalhe de pneu derrapando em pista molhada | Aquaplanagem: dicas para não derrapar nessa armadilha

Você sabe o que é aquaplanagem? Os motoristas mais experientes sabem que aquaplanagem ocorre quando o carro passa por uma fina camada de água, ou outro tipo de líquido, e os pneus acabam perdendo o contato com a pista. Neste artigo, separamos dicas para você não derrapar nessa armadilha chamada aquaplanagem. Confira!

Dicas importantes para a sua segurança

A primeira dica é: cuidado com a chuva. Se está chovendo, a atenção do motorista deve ser redobrada em todos os sentidos. Pista molhada, visão prejudicada, a chuva é sempre um sinal de alerta para os motoristas mais precavidos. Portanto, se está chovendo, é importante reduzir a velocidade e aumentar a atenção.

Mas como estão os pneus do seu veículo? É importante fazer o rodízio dos pneus do carro a cada 5 mil quilômetros rodados. Com pneu careca, a probabilidade de ocorrer um acidente com aquaplanagem é ainda maior. Quanto mais careca e gasto está o pneu, menos aderência ele vai ter com o asfalto e maior será o risco de acidentes. Outro ponto crítico está na mobilidade do carro. Ou seja, nas curvas, a aquaplanagem em alta velocidade é ainda mais perigosa, com riscos de capotamento.

Ainda com as dicas sobre pneus, é importante verificar periodicamente como está a calibração dos pneus. Eles estão calibrados com a pressão indicada pelo fabricante do pneu? É importante ter os quatro pneus alinhados, revisados e calibrados. Andar com pneu gasto é como andar com aquele tênis com a sola bem lisa, sabe? Num piso molhado, você não vai conseguir parar em pé. E assim também ocorre com os carros.

Como calibrar o pneu corretamente

Uma dica para calibrar os pneus periodicamente: calibre no posto de combustível mais próximo de sua casa. Sabe o motivo? É fundamental calibrar os pneus com eles ainda frios. Ou seja, se você andar mais de três quilômetros para calibrar, já poderá ter problemas.

Sabia que um pneu quente, calibrado com 30 libras, pode ter uma pressão de até 40 em muitos casos? Pois é. A dica é calibrar pertinho e assim que tirar o carro da garagem.

Pé no freio

Quando a chuva apertar ou você passar em uma área molhada, temos dicas importantes para não derrapar. A primeira é tirar o pé do acelerador. Reduza a velocidade. Mas não pise muito forte no freio de imediato. Você pode derrapar o carro. O ideal é frear antes de passar na poça de água. E segurar sempre bem firme o volante para evitar qualquer deslize.

Ah, mas o meu carro tem freios ABS. Como faço para evitar a aquaplanagem nesses casos? O freio ABS não deixa que as rodas travem. A dica nesse caso é frear e manter o controle do veículo com o volante firme. Andar com marchas reduzidas, como segunda ou terceira, também é uma dica fundamental para ter mais controle do carro durante possibilidades de derrapar.

Vale lembrar que é mais comum ocorrer a aquaplanagem em rodovias bem pavimentadas quando o carro está em alta velocidade e com pista molhada. Portanto, se você está em uma rodovia com alta velocidade permitida, mas com chuva forte, é fundamental que você reduza a velocidade. Isso porque uma aquaplanagem, mesmo com uma boa distância do veículo à frente, pode ser uma armadilha e tanto, terminando em acidente.

Mais informações sobre aquaplanagem

Para entender o fenômeno da aquaplanagem de forma simples, os especialistas explicam assim: a rodagem, em muitos casos, não consegue escoar o excesso de água que está entre a pista e o pneu; desta forma, há a perda de aderência entre a borracha do pneu e a pista. São nestes casos que o motorista perde o controle do veículo e o automóvel fica “sem freio”, ou seja, ele está aquaplanando na pista e não há controle algum para sua parada.

É por esse motivo que pneus novos e bem calibrados têm menos chance de aquaplanagem, pois eles conseguem escoar melhor em suas camadas o excesso da água. Para comprar pneus de alta qualidade, faça contato com a equipe da Dinamicar Pneus, a melhor loja de pneus do Rio de Janeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *