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Aprenda a trocar as marchas no tempo certo e economize combustível

 

A caixa de câmbio dos veículos é composta por uma série de engrenagens, responsáveis por distribuir as rotações do motor para o diferencial ou para as rodas. O câmbio transforma potência em força ou velocidade de acordo com a necessidade. Quanto maior for a rotação do motor em relação ao eixo maior será a força, e quando a rotação do motor for menor em relação ao eixo maior será a velocidade.

 
Como trocar as marchas corretamente
 

O hábito de trocar as marcas corretamente contribui para uma economia considerável de combustível. Cada carro possui um giro ideal para melhor aproveitamento de desempenho e economia, o que pode variar de acordo com o combustível e cilindrada.

Não existe uma velocidade certa para cada marcha. A mudança precisa estar vinculada aos giros do motor. Mudar de marcha quando o motor atingir 3.000 giros ou rpm (rotações por minuto) é uma forma de condução correta. Quanto maior for à rotação, maior será o consumo de combustível, por isso não se deve esticar a marcha por tanto tempo.

No caso de veículos que não possuem conta giros, a primeira marcha deve ser usada apenas para movimentar o veículo, ou seja, apenas para tirar o automóvel da inércia. Não é recomendado esticar a primeira marcha. Logo, quando o carro começar a se deslocar, a segunda marcha deve ser engatada, e em seguida alternada para a terceira assim que o veículo atingir aproximadamente 40km/h. Quando o carro estiver entre 50 e 60 km/h é hora de mudar para a quarta marcha. A partir deste momento, conforme necessidade do veículo, engate a quinta marcha, que é de economia e deve ser usada sempre que o transito permita que o carro desenvolva velocidade acima de 60km/h. As velocidades de troca variam de acordo com o tipo de carro e cilindrada, portanto, o motorista deve focar na rotação, e não na velocidade em si para fazer a troca.

 
Por que não devo esticar a marcha
 

Em tempos de constantes aumentos de combustíveis, quem deseja economizar além de seguir os conselhos descritos acima, não deve em hipótese alguma esticar o tempo de passagem da marcha. A maneira de condução deve ser tranquila e sem acelerações bruscas, pois esticar a marcha pode até fazer com que o carro alcance velocidade mais rapidamente, porém vai “doer” no bolso na hora de abastecer.

É claro que em alguns casos será necessário esticar a marcha, em uma ultrapassagem, por exemplo, o condutor deverá acelerar ao máximo, esticando a marcha até o limite de rotação para proporcionar ao veiculo uma ultrapassagem rápida e segura.

 
Câmbio automático
 

É recomendado pisar de leve no acelerador, porque os veículos com câmbios automatizados, possuem sistema de passagem de marchas auto reguláveis. Pisando de leve no acelerador, o sistema entende que a troca de marcha deve ser feita com giros mais baixos e consequentemente estará economizando combustível.

Mudar as marchas corretamente além de contribuir para a economia de combustível, contribui para prolongar a vida útil da caixa de marchas. Saiba mais dicas de como manter o seu carro com a manutenção em dia no site da Dinamicar Pneus.