Ano novo, pneu novo: saiba por que trocar os pneus do seu carro

foto detalhe de pneus novos de presente | Ano novo, pneu novo: saiba por que trocar os pneus do seu carro

Para começar o ano com segurança, que tal dar aquela conferida nos pneus do carro, hein? Pode estar na hora de comprar pneus novos.

Neste artigo, você vai descobrir qual é a hora de colocar pneu novo no carro e por que é tão importante começar o ano verificando as condições dos pneus do seu veículo.

Comece o ano com o carro em ordem!

Início de ano é sinônimo de férias para muitos motoristas de plantão. Tempo de reunir a família e pegar a estrada para viajar. O detalhe é que no verão temos grandes períodos de chuva. Então, antes de embarcar na viagem, conferir o estado dos pneus do carro é uma dica essencial.

Não adianta nada ter um carro novo, com motor potente, aquele ar-condicionado que sua família adora, mas se esquecer dos pneus novos. Veja só como é fácil ser precavido.

Pneu novo ou pneu velho: faça o teste

Primeiramente, é importante lembrar que está na lei. A resolução número 558/80 do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito, em seu artigo 4, proíbe a circulação de carros que tenham pneus com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milímetros. O motorista é punido nestes casos, além de estar dirigindo em total insegurança.

No Código de Trânsito, o artigo 230 destaca a questão de dirigir um veículo com pneu em mau estado de conservação. Os indicadores de desgaste de pneus são chamados de TWI, sigla em inglês para Indicador de Desgaste de Pneus.

Mas qual é a data de validade do pneu novo?

Saiba que a idade de um pneu novo passa a ser contada desde sua data de produção, nunca da sua data de venda. Os pneus se deterioram naturalmente ainda durante o armazenamento. Portanto é importante verificar todos esses detalhes no momento da compra.

A média é que um pneu dure por seis anos de uso. O tempo máximo considerado é o de 10 anos de uso. Mas os casos variam de acordo com as estradas por onde você dirige. Por exemplo: alguém que mora em São Paulo e trafega pelas rodovias paulistas pode ter um pneu com validade entre 70 e 100 mil km rodados. Já em uma cidade com estradas irregulares e que ocasionam maior desgaste para os pneus, eles podem durar entre 40 e 50 mil quilômetros rodados.

Outra recomendação aos motoristas é que realizem o alinhamento e o balanceamento dos pneus a cada 10 mil km. E aqui um ponto importante: consulte o especialista antes de viajar.

É claro que é possível observar de forma simples como está o desgaste dos seus pneus. Mas o especialista vai te dar todos os detalhes de manutenção, alinhamento, balanceamento e cambagem que são ou não necessários para o seu carro seguir em segurança.

Se você está dirigindo e sente o volante tremendo ou o carro sendo direcionado para o lado esquerdo ou direito, é um sinal claro de que é preciso procurar um especialista para checar a situação dos pneus.

Pneus novos baratos demais? Cuidado!

Uma última dica importante é tomar cuidado com as ”promoções fakes” que surgem pela internet. Duvidar dos números é sempre importante. Se no site da sua confiança o preço é um e no site que você nunca ouviu falar há um preço bem abaixo, é importante checar com calma as informações. E lembre-se: pneu bom exige tecnologia e matéria-prima de qualidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco com um pneu desconhecido e baratinho? O melhor nesses casos é economizar em outros acessórios. O pneu novo é segurança em primeiro lugar.

Procure quem entende de pneus

Conhece a Dinamicar Pneus? As melhores marcas e os melhores preços você confere na melhor loja de pneus no Rio de Janeiro. Lembre-se: Ano Novo, Pneu Novo! Por sua segurança e pela segurança da sua família, a melhor dica é ir ao lugar certo! Fale com a Dinamicar agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *