Amortecedores: saiba como manter a sua suspensão em dia

Suspensão 29 abr 2015
Comentar

A suspensão do veiculo é um sistema complexo, composto por diversas peças que trabalham em constante movimento juntamente com os amortecedores. As molas e os kits batentes do amortecedor têm por finalidade acompanhar e absorver as irregularidades da pistas e proporcionar uma condução segura.

Amortecedores com problema comprometem o conforto da direção

O amortecedor pode ser considerado o pilar principal da suspensão, já que na sua falta o veiculo estaria vulnerável, contando apenas com a ação das molas. Um veiculo trafegando com amortecedores desgastados será muito difícil de conduzir, o carro irá quicar durante todo trajeto, tornando a viagem desconfortável.

Entenda o funcionamento da mola e do amortecedor

Quando o veiculo trafega por uma pista com muitas irregularidades, a mola se comprime ou se estende. Em contrapartida, o amortecedor com efeito suspensório mais lento e dinâmico compensa a ação da mola, cortando o seu efeito e estabilizando a suspensão.

Existem dois tipos de mola, as do tipo helicoidal e do tipo feixe de mola, e os dois modelos trabalham de formas parecidas com o amortecedor. Geralmente são instaladas na coluna de suspensão ou em suporte próprio. As molas são produzidas com aço flexível, e resistente para aguentar o impacto, o que a torna um item indispensável para o sistema de amortecimento do veiculo.

Perda de estabilidade em manobras é sinal de que os amortecedores devem ser substituídos

Amortecedor

Perda de estabilidade nas curvas, e pneus cantando com frequência quando estiver realizando algum tipo de manobra podem ser sinais de que há algum problema com a suspensão do seu carro. É importante verificar periodicamente buchas de borracha e dos braços oscilantes, no caso dos amortecedores a sua duração média pode chegar a 40 mil quilômetros.

No caso de substituição dos amortecedoresé recomendável também a troca de seus componentes como, batentes, coifas e molas. O recondicionamento do amortecedor não é aconselhável, podendo piorar o desenvolvimento do veículo e estragar outras peças.

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

Os pneus, assim como os amortecedores, devem ser verificados periodicamente. Desgastes irregulares podem ser um sintoma de que os amortecedores precisam ser substituídos. Alinhando e balanceando periodicamente o conjunto de pneus do seu carro, você estará contribuindo para o aumento da vida útil dos mesmos. Faça uma visita à loja da Dinamicar Pneus em Nova Iguaçu, uma das nossas 7 lojas, e faça a revisão periódica do seu veículo com qualidade garantida.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!