Amortecedor de direção: o que é e para que serve?

Enviado por Comandante em 2 de Dezembro de 2020
2 de Dezembro de 2020
Amortecedor de direção | DINAMICAR PNEUS

Ao pilotar uma moto, o motociclista precisa sentir-se confortável e seguro. No entanto, há momentos em que a sensação é totalmente oposta. Uma dessas situações é quando há um shimmy. Tal termo corresponde à forte trepidação anormal que acontece quando a motocicleta alcança alta velocidade e provoca perda de equilíbrio, podendo causar acidentes. Para evitar esse problema, pode-se instalar um amortecedor de direção. Se você não sabe o que é esse item, saiba que não está sozinho. Ele ainda é desconhecido por muitas pessoas. Por isso, iremos esclarecer nesse texto a funcionalidade, os tipos e quando é recomendado o uso desse acessório. Confira!

O que é e qual a função de um amortecedor de direção?

Pertencendo ao sistema de suspensão, os amortecedores são peças essenciais para o bom desempenho de uma moto. No entanto, há um modelo que não é muito conhecido, mas que proporciona segurança a vários motociclistas. Localizado no guidão, o amortecedor de direção é um item capaz de garantir maior estabilidade ao condutor. Isso porque controla instabilidades que acontecem na parte dianteira da moto, evitando que o condutor perca o equilíbrio e sofra uma queda. Tais oscilações podem surgir ao trafegar em alta velocidade ou em terreno irregular. Acrescentando resistência à direção, ele ajuda a ter o domínio em meio a inesperados movimentos de rotação do guidão, que podem ocorrer ao passar por um buraco enquanto está em uma curva, por exemplo.

Quais são os tipos de amortecedor de direção?

O amortecedor de direção para motos é encontrado em dois tipos diferentes, sendo eles o mecânico e o eletrônico. A primeira opção é acionada conforme ajuste que o motociclista deve fazer manualmente. É necessário ter atenção, pois, com a regulagem errada, podem ocorrer problemas ao estar em velocidade reduzida. Já na segunda alternativa, o amortecedor funciona de acordo com a aceleração atingida. O eletrônico é capaz de evitar os movimentos ainda mais bruscos no guidão e não prejudica a direção quando a moto está em baixa velocidade.

Quando é indicado o uso do amortecedor de direção?

Mesmo sendo muito importante para a segurança do condutor, o amortecedor de direção não é um item incluso em todas as motos novas que saem das fábricas. Geralmente, as motocicletas produzidas com essa peça são mais esportivas. No entanto, o acessório pode ser instalado naquelas que não são tão novas quanto as que acabaram de ser fabricadas. O amortecedor de direção é indicado para motos que têm média ou alta cilindrada e que, em alta velocidade, costumam ficar com a parte dianteira mais leve. Esses modelos de veículos precisam dessa peça para prevenir que o motociclista perca o controle da direção.

Manutenção do amortecedor de direção

Assim como em qualquer peça, o amortecedor de direção precisa passar por constante manutenção. É necessário fazer uma limpeza e substituir o óleo, pois ele esquenta e também precisa ser trocado. Para fazer a troca de amortecedores em geral, você pode contar com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Além desse serviço, também fazemos alinhamento, balanceamento, conserto e manutenção de rodas, injeção eletrônica, troca de bateria, correias, óleo, pneus, entre outros. Venha para a Dinamicar!

Categorias