Amortecedor comprometido? Saiba como identificar!

Enviado por Comandante em 15 de Dezembro de 2020
15 de Dezembro de 2020
Amortecedor comprometido | DINAMICAR PNEUS

Para que um veículo esteja em plena condição de uso, é fundamental que ele esteja com todas as peças em bom estado. Além de proporcionar maior conforto, a segurança do motorista e dos passageiros é garantida quando a manutenção preventiva é realizada sempre que necessário. Um dos itens que devem sempre ser observados é o amortecedor. Isso porque ele é muito importante para a mobilidade do automóvel. Veja nesse texto como identificar quando ele está comprometido e quando deve ser trocado.

Qual a função do amortecedor?

Os amortecedores são quatro das principais peças do sistema de suspensão de um veículo. Eles têm como função viabilizar a estabilidade do carro e moderar os movimentos de abertura e fechamento das molas. Dessa maneira, mantêm os pneus em contato com o solo. Isso garante maior segurança e comodidade para o condutor ao dirigir. Além disso, o amortecedor ajuda a amenizar movimentos bruscos e impactos que o automóvel possa sofrer, como quando ele passa por ruas esburacadas.

Como saber que o amortecedor está danificado?

Com tamanha relevância em um carro, é importante que o motorista esteja atento a todos os detalhes que possam demonstrar que o amortecedor está corrompido. Afinal, o desgaste dessa peça pode causar acidentes e é necessário evitá-los. Porém, de que forma é possível identificar quando esse item está comprometido? É exatamente isso que iremos lhe ensinar a seguir. Confira abaixo!

  • Vazamento de óleo do amortecedor;
  • Pneus sendo desgastados mais rápido;
  • Falta de estabilidade do carro;
  • Direção rígida e desnivelada;
  • Amortecedor amassado.

Quando o amortecedor deve ser trocado?

Ao detectar que o amortecedor está danificado, é fundamental fazer a troca da peça. Alguns profissionais da área de mecânica indicam que a substituição do item deve ser realizado a cada 40 mil quilômetros. No entanto, nem sempre essa configuração irá acontecer com todos os veículos. Isso porque o tempo de funcionamento desse sistema pode variar de acordo com a condução do motorista e o tipo de superfície em que o automóvel transita.

Exatamente por causa dessas variantes, recomenda-se que seja feita uma revisão automotiva a cada 10 mil quilômetros rodados. Assim, é possível verificar se há falhas no amortecedor. Ao realizar a manutenção preventiva, o condutor economiza financeiramente. Isso porque o sistema passa por análise com frequência e ele investe em uma nova peça somente quando é necessário. Quando a manutenção não é feita, o item pode ter a sua vida útil reduzida com mais facilidade.

Troca de amortecedor é na Dinamicar

A manutenção preventiva do amortecedor é essencial, já que esse item é muito importante para o bom desempenho do veículo. Para realizar a revisão completa e a troca de amortecedores do seu carro, você pode contar com a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro. Além desses serviços, também fazemos a substituição de baterias, correias, óleo e pneus. Sabendo que temos profissionais competentes para lhe atender, não exite em procurar uma de nossas lojas em Botafogo, Campo Grande, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Olaria, Vila Valqueire, no Maracanã, Recreio e na Barra da Tijuca.

Categorias