O desalinhamento do eixo pode ser responsável por até 50% de todos os custos relacionados a quebras de maquinaria rotativa. O alinhamento deve ser realizado nos dois eixos do veículo, para corrigir os ângulos de convergência, divergência, camber e caster.
O não-alinhamento da geometria de suspensão desenvolvem efeitos fáceis de identificar como o carro "puxando" para um lado específico, volante descentralizado e desgaste irregular dos pneus. No entanto, quando está bem alinhado, o veículo oferece conforto na dirigibilidade e maior vida útil dos pneus.
As vantagens do alinhamento preciso dos eixos são:
– Redução do consumo de energia, com a redução do atrito;
– Prevenir contaminação e vazamento de lubrificação, com a diminuição do desgaste em vedantes;
– Aumento de vida útil nos rolamentos;
– Reduz o ruído e a vibração;
– Aumentar a disponibilidade, a eficiência e a produtividade da maquinaria;
– Reduzir custos de substituição de componentes e paralisação da maquinaria;
– Redução de tensões nos acoplamentos, que ocasiona o risco de superaquecimento e quebra.