Airbag: conheça detalhes deste componente de segurança

Submitted by Comandante on 28 de Maio de 2020
28 de Maio de 2020
Airbag | Dinamicar Pneus

A indústria automotiva evoluiu muito nas últimas décadas no que se refere à segurança do motorista e de todos os ocupantes do carro. Um dos principais avanços, sem dúvidas, foi o surgimento do airbag, que foi inventado em 1952 pelo americano John H. Retrick, vindo a ser aplicado na fabricação de automóveis nos Estados Unidos na década de 1970 e apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1987.

A Mapfre, seguradora espanhola que é uma das maiores empresas do mundo no ramo, divulgou em 2011, por meio do seu Instituto de Segurança Viária, um dado impactante: o uso combinado do airbag com o cinto de segurança reduz em mais de 50% o risco de morte em caso de acidentes. Desde o início de 2014, os airbags se tornaram item obrigatório nos carros fabricados no Brasil. De acordo com dados compartilhados pelo Conselho Nacional de Trânsito, cerca de 3.400 mortes teriam sido evitadas no Brasil se os carros envolvidos estivessem equipados com o componente de segurança.

Como funciona o airbag?

Em caso de colisão, o airbag é inflado e tem a função de evitar o impacto direto do condutor e passageiro(s) com peças rígidas internas do veículo, como painéis, vidro e volante. Sem a absorção do impacto, os danos causados por acidentes são ainda mais graves. O enchimento do airbag se dá da seguinte forma: por meio de sensores de velocidade (ou seja, no caso de queda brusca de aceleração), no interior do airbag ocorre uma reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio, gerando uma oxidação que dá origem ao gás nitrogênio. A bolsa se enche em menos de um segundo, tendo em vista que o nitrogênio se expande a cerca de 300 km/h.

Outro avanço tecnológico importante quanto ao airbag foi em relação aos riscos associados existentes em sua abertura. Nos seus primeiros anos de uso, houve muitos relatos de queimaduras causadas pelo contato com amônia e hidróxido de sódio, oriundos da reação química que ocorre. Por fim, é importante salientar que a função do airbag é minimizar o máximo possível as consequências do impacto, mas não zera as lesões, como hematomas e ferimentos leves oriundos do atrito com a pele, além de queimaduras.

Quais cuidados você deve ter com a manutenção dos airbags?

Também conhecido como bolsa de ar e almofada de ar, o airbag, como qualquer outra peça do seu carro, traz consigo necessidade de manutenção, sob pena de reduzir a eficácia em caso de necessidade de uso.

Inicialmente, podemos falar da própria validade. Airbags não são eternos, afinal, como vimos, o seu mecanismo de funcionamento consiste em reações químicas, de modo que a deterioração das propriedades dos componentes envolvidos tem como consequência direta a redução de sua eficácia. De acordo com o modelo e a marca, a validade do airbag varia de 15 a 20 anos. Tendo em vista que é um equipamento que atua diretamente na preservação da vida dos tripulantes do carro, não se pode correr esse risco de forma desnecessária.

Também é importante salientar que o airbag é usado somente uma vez, de modo que é a demandada a instalação de um novo em caso de acionamento. Além disso, é muito importante que o condutor fique atento à luz de airbag no painel,que pode indicar problemas como rompimento de fios ou oxidação no contato.

Como as bolsas infláveis estão instaladas em locais como painel, volante, bancos e teto, eventuais reparos nesses itens feitos de forma inadequada e por profissionais ou amadores sem o conhecimento e a experiência necessárias podem danificar o airbag, principalmente as conectividades citadas acima.

Manutenção automotiva é com a Dinamicar Pneus!

Por tudo isso, é de suma importância que a manutenção veicular seja realizada em locais cujos profissionais tenham a expertise necessária para prestar o melhor para você. Por isso, entre em contato com a Dinamicar Pneus, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, e agende seu serviço. Durante o período de isolamento social, estamos oferecendo também serviço de delivery, no qual um de nossos colaboradores vai até sua causa, leva o carro até a loja mais próxima, realiza os serviços e devolve ao cliente no conforto de seu lar. Conheça o trabalho de excelência da Dinamicar Pneus!

Categorias