7 vícios ao volante que danificam o carro

Enviado por Comandante em 30 de Outubro de 2020
30 de Outubro de 2020
Vícios no volante que danificam o carro | DINAMICAR PNEUS

Com o mecanismo todo programado, um carro deve ser conduzido pelo motorista da forma correta. Porém, a maioria dos condutores possui manias que afetam negativamente o funcionamento do mesmo. Após diversos descuidos, é necessário realizar manutenção automotiva, já que muitas peças são danificadas. Para saber alguns dos vícios mais cometidos ao volante, continue a leitura!

Manias que prejudicam o carro

Assim que concluem todas as etapas nas autoescolas e recebem a permissão para dirigir, as pessoas conduzem os automóveis com cuidado e sem maus costumes. Entretanto, com o passar do tempo, elas conquistam experiência e, mesmo sem querer, obtêm hábitos maléficos ao carro. Como consequência, peças são degradadas antes do tempo em que, naturalmente, deveriam ser trocadas. Entre os variados vícios, os mais comuns são:

1. Descansar o pé na embreagem

Ao manter o pé na embreagem, o motorista danifica as peças desse composto, diminuindo a vida útil em até 50%. O indicado é colocar o pé no pedal apenas nos momentos de arranque, paradas e ao trocar a marcha.

2. Andar com o combustível na reserva frequentemente

Com essa prática, os bicos de injeção acabam sendo entupidos e o filtro de combustível desgastado antecipadamente. Isso acontece porque o combustível que fica no fundo do tanque e é usado na reserva, concentra impurezas, que podem ser puxadas pela bomba.

Além disso, a baixa quantidade de combustível não refresca a bomba, que tem sua vida útil reduzida por causa dos superaquecimentos constantes.

3. Passar em quebra-molas na diagonal

Esse recorrente vício causa uma torção na carroceria do carro, que pode passar por um rompimento de pontos de solda, produzindo barulhos de difícil análise do problema.

4. Girar o volante com o veículo parado

Esse hábito pode provocar uma sobrecarga no conjunto de direção hidráulica, o que estraga os retentores e causa vazamento de óleo.

5. Descer ladeira em ponto morto

Muitos condutores acreditam que estão economizando combustível ao realizar essa ação. Mas, na verdade, isso só faz os automóveis com injeção eletrônica terem ainda mais consumo. Além disso, essa prática sobrecarrega os freios.

6. Dirigir com a mão sobre o câmbio

Esse vício de direção pode parecer inofensivo, mas pressiona o trambulador, item que liga o câmbio às engrenagens da transmissão. O correto é encostar no câmbio apenas ao trocar de marcha.

7. Subir ou prensar os pneus na calçada

Ao subir com o carro na calçada, o motorista diminui a vida útil dos pneus e pode prejudicar a direção e suspensão do veículo.

Quando o condutor prensa o pneu na beira da calçada, ele pode provocar o desalinhamento das rodas, desfigurar a lateral do pneu e lesar as bandas de rodagem.

O carro precisa de manutenção

Ao analisar os vícios mais comuns dos motoristas na direção, é possível notar a quantidade de danos que um carro sofre diariamente e o número de peças que acabam tendo a vida útil reduzida. Praticando essas ações citadas acima, o condutor poderá ter a segurança dele e dos passageiros afetada. Além disso, ele terá muito prejuízo financeiro. Afinal, sempre vai precisar trocar itens que foram desgastados.

A atenção ao evitar essas práticas deve ser somada ao cuidado de realizar a manutenção automotiva. Isso porque, além desses hábitos, há proprietários de veículos que não se preocupam em manter o carro em boas condições de funcionamento. Ao rodar pelas ruas dessa maneira, podem, até mesmo, provocar acidentes.

Um exemplo de manutenção simples para aqueles que sobem ou prensam o pneu na calçada, é a calibragem, que deve ser realizada semanalmente. Ao fazer isso, evita-se o desgaste irregular dos itens e o alto consumo de combustível que isso causa.

Cuide do seu carro com Dinamicar Pneus

Ao dirigir, esteja atento quanto à sua postura ao volante. Se você tem esses vícios de direção, corrija-os para que seu carro não sofra danos. Para realizar a manutenção automotiva, conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Com uma equipe de profissionais experientes, oferecemos serviços de alinhamento, balanceamento, suspensão, revisão e check-up, conserto e manutenção de rodas, sistema de freio e troca de diversas peças. Entre em contato!

Categorias