Ar-condicionado automotivo tem várias histórias que transformam o aparelho numa lenda, cheio de mitos ao seu redor e que atrapalham o entendimento sobre a sua condição real. É preciso entender um pouco mais a fim de evitar custos desnecessários ou até mesmo para não precisar debater na hora do conserto.
Mito 1 – Gás Acaba!
Já tratamos o assunto por aqui, mas a verdade é que muita gente realmente acha que gás do ar-condicionado acaba. É mito. Ele só acaba em caso de vazamento!
Mito 2 – Ar-condicionado moderno não gasta combustível a mais
Com os modelos cada vez mais modernos já tem gente acreditando que o ar-condicionado não gasta mais combustível. Gasta sim, mas é muito pouco, cerca de 10% a mais só. Em velocidade é que esse gasto aumentado se equilibra com a melhor aerodinâmica dos vidros fechados.
Mito 3 – Deve-se trocar o óleo do ar periodicamente
Ao contrário do motor, o óleo do sistema, que é hermético, deve ser trocado apenas em caso de vazamento do gás, que acaba vazando óleo junto. Estando o sistema fechado, basta mantê-lo assim.
Mito 4 – Velocidade do ar muda a temperatura nos sistemas digitais
A velocidade do ar não altera a temperatura final do ar. Ela apenas faz o sistema atingir esta temperatura de maneira mais rápida ou devagar. Apenas nos sistemas analógicos é que essa velocidade poderá alterar a temperatura final, pois não há um controle preciso de temperatura.
Mito 5 – Não devemos ligar o ar com o carro em movimento
Não existe nenhuma recomendação nesse sentido. Afinal, durante o uso, o próprio termostato faz o ligamento e desligamento sistemático e periódico do compressor de acordo com a temperatura do carro.
Conserto do ar automotivo é na Dinamicar!
Se você está sentindo o seu ar-condicionado com pouca eficiência, é hora de trazê-lo na Dinamicar da Barra, que agora conta com uma equipe especializada em conserto de ar automotivo. Não perca tempo, já já o verão chegará!