4 erros na lavagem que prejudicam a pintura do carro

Enviado por Comandante em 24 de Setembro de 2020
24 de Setembro de 2020
Erros pintura do carro | DINAMICAR PNEUS

Sem dúvidas que a limpeza de lava jato é admirável, principalmente se você gosta de um automóvel bem cuidado. Mas, nem sempre é possível enviar o veículo para esses locais e então nos arriscamos em casa. O perigo mora aqui, pois muitas pessoas, sem ter o conhecimento, cometem uma série de erros que prejudicam a pintura do carro durante a limpeza. É sobre essas falhas que vamos falar neste artigo!

Deslizes prejudicam a pintura do carro

A limpeza de um carro não consiste apenas em água e sabão. Algumas práticas devem ser seguidas para evitar o desgaste e acabamento da pintura, porém muitas pessoas acabam cometendo pequenos deslizes que aceleram a sua degradação, são eles:

Uso de produtos inadequados

É comum as pessoas improvisarem na limpeza do veículo com produtos que já tenham em casa, como esponjas de louça, detergente e panos de chão. A escolha desses itens irá interferir não só no resultado final da lavagem, mas futuramente no desgaste do polimento, verniz da pintura e nos vidros do automóvel.

Nestes casos, é recomendado o uso de esponjas e shampoos específicos para pintura de carro, ao contrário, o veículo pode ficar com manchas. Além disso, evite a secagem com toalhas de banho, pois elas podem causar arranhões. Então, dê preferência aos panos de microfibra.

Lavar sob o sol forte

Os raios solares podem causar prejuízos à pintura do seu carro, principalmente no sol de meio-dia. Isso porque o calor acelera o processo de secagem, manchando a lataria, por vezes, de forma permanente.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, são indicadas lavagens de manhã cedo ou no final do dia. Caso opte pela limpeza a tarde, é essencial prestar atenção na temperatura da carroceria, justamente para esquivar-se das marcas na pintura do carro.

Secagem do carro

Dois erros são bem comuns de serem cometidos nessa etapa. O primeiro é o uso de panos sujos e secos para limpar a lataria, pois poeira agarrada no tecido pode arranhar a pintura do carro. O segundo é o uso de flanelas para secar os vidros. Essa parte do veículo deve ficar sob os cuidados de palhetas, semelhantes às do para-brisas, fazendo movimentos delicados para retirar o excesso de água.

Polimento em todo o carro

A última parte do processo de limpeza é o polimento feito com cera para carros, item indispensável para quem gosta de um brilho na pintura. Acontece que muitos motoristas se empolgam e passam o produto no veículo completo. Especialistas não recomendam essa prática!

A cera deve ser de boa qualidade e aplicada apenas nas partes lisas da carroceria, ou seja, deixe de fora itens e acessórios de plástico e de borracha. Outra dica super importante: esse produto deve ser usado apenas em movimentos circulares, quando o carro estiver totalmente seco.

Manutenção automotiva e pintura de carro

Na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, você encontra uma variedade de serviços automotivos para o seu carro, inclusive de lataria e pintura. Além disso, nossos profissionais são experientes e qualificados, e estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os melhores cuidados para o seu veículo. Entre em contato!

Categorias